Reservatórios de água

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

Antes de iniciar a montagem do reservatório de água, deve ter em consideração os seguintes aspectos:

  1. Lintel de Suporte – Este deve respeitar as dimensões indicadas no manual, evitando problemas aquando da montagem;
  2. Armazenamento das chapas – Para evitar a oxidação (ferrugem branca), deve acondicionar as chapas num ambiente seco, e em cima de uma palete, para evitar acumulações de humidade. Deve igualmente evitar estar próximo de portas e se possível manter as chapas cobertas;
  3. Montagem em dias ventosos – A colocação das chapas no anel, do liner e das coberturas anti-alga devem ser feita em dias de pouco vento, pois de outro modo apresentam um risco para os montadores, bem como aumenta o risco de danificar o material;
  4. L de fixação – Em zonas altas e/ou ventosas, é aconselhável a aplicação de uns L de fixação ao lintel, e dessa forma evitar que o vento possa deslocar o reservatório, podendo danificar a estrutura;
  5. Enchimento do Reservatório – É obrigatório o enchimento do reservatório após a sua montagem, para evitar danos no Reservatório, caso o liner se desloque, por acção do vento.

Defina o centro do reservatório e marque um círculo perfeito com o diâmetro do tanque, onde ficará o lintel em blocos de cimento.

Após a aplicação do geotêxtil desenrola-se a bolsa de revestimento de acordo com as instruções nela indicada. No passo seguinte deve ajustar-se as bordaduras da bolsa com a das chapas, sendo finalmente colocada em cima a uma altura de 3 nervuras sendo depois efetuada a cintagem.

Por fim as instruções de montagem das saídas.

No passo 1, deve limpar a superficie do tubo de PVC, e em seguida encaixar o chapéu de bruxa.

No passo 2 cortar o topo do chapéu de bruxa, a 3-5 cm acima do tubo de PVC e aplicar cola PVC presente no kit de instalação.

No passo 3, puxar a saída para baixo, por forma que a saída fique muito apertada de encontro ao tubo PVC. Nos passos 4 e 5, Cintar a ligação com dois tipos, uma fita cola e outra fita vulcanizadora (a frio).

Após efectuar o lintel de blocos de cimento, deve nivelar-se a parte superior do lintel para que as chapas assentem perfeitamente. Neste momento deve fixar-se o tubo que fará a saída, com tubagem PVC de pressão PN10 ou superior, juntamente com um joelho e um pequeno troço de PVc, onde a saída (chapéu de bruxa) será fixada. Depois encher o interior com areia fina, isenta de superfícies rugosas ou afiadas, dando por terminada a construção do Lintel.

Inicie a montagem das chapas no sentido do relógio. As chapas vêm na palete organizadas, onde as primeiras chapas, são as primeiras a colocar. Nos anéis superiores, as chapas devem desencontrar-se e devem ficar por fora do anel de baixo. Aquando da montagem do primeiro anel deve verificar-se se o anel tem uma forma circular perfeita.

Após a montagem das chapas deve efetuar-se um aperto das porcas mais forte com berbequim (com martelo). De seguida coloca-se uma tela em Geotêxtil PP para proteção da bolsa de revestimento. O geotêxtil PP é preso por um perfil que por sua vez é preso por abraçadeiras às chapas, para prevenir que saia, aquando da montagem da bolsa.

Após montagem do reservatório, deve enche-lo com água, para evitar que se desloque o liner, podendo ocasionar danos aquando do enchimento.